A qualidade do sono da Pessoa Idosa
- Liberté
- 22 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Pode parecer clichê, aquele ditado que idoso sempre acorda muito cedo, mas a verdade é que parte das pessoas idosas realmente dormem menos.

O sono não está relacionado apenas a idade, já que algumas pessoas podem precisar de menos horas de sono que um adulto, mas existem diversos fatores que podem prejudicar a qualidade do sono, como hábitos do dia a dia, problemas biopsicossociais, doenças e até alterações fisiológicas.
O corpo passa por ciclos de sono durante uma noite, cerca de 4 a 5 ciclos durante cerca de 6 a 8 horas. Conforme envelhecemos, apresentamos mudanças na estrutura desses ciclos, o sono torna-se mais leve e com menos estágios profundos. Como resultado, as queixas de insônia são mais comuns entre os idosos, o que muitas vezes pode ter consequências como sonolência, menor disposição, dificuldade de aprendizado e memória e até distúrbios mais graves como a depressão. Os transtornos do sono no idoso são multifatoriais, como alterações fisiológicas e fatores psicossociais, como o luto, a aposentadoria e as modificações no ambiente social (isolamento, dificuldades financeiras, entre outros fatores).
Portanto vamos falar agora sobre algumas medidas que auxiliam para o sono saudável e eficiente:
realizar atividade física durante o dia;
limitar cochilos diurnos para no máximo 1 hora;
reduzir o consumo de produtos com cafeína (café, chá preto, refrigerantes), de preferência a partir do final da tarde;
não beba álcool e nem fume. Mesmo em pequenas quantidades, o álcool pode atrapalhar o sono. O fumo, além de perigoso possui nicotina, que é um estimulante.
reduzir a ingestão de líquidos à noite, evitando despertares para micção.
reservar o espaço da cama para dormir, evitando assistir televisão ou trabalhar no computador;
preservar os “rituais” preparatórios para o sono, como leitura, chá ou lanches leves;
reduzir a luminosidades e atividades estimulantes 1 hora antes de dormir.
Se você ficou com dúvidas ou quer receber mais dicas como essas, entre em contato conosco através do telefone e whatsapp 55 9 9164 4242 ou pelas nossas redes sociais: Liberté Cuidado Idosos.
Comments