Perda de memória e demências em idosos
- Liberté
- 22 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
As falhas na memória constituem a queixa cognitiva mais comum em idosos. Aproximadamente 50% destes, queixam-se de dificuldades em lembrar de nomes, palavras e número de telefones. Mas, nem todo paciente que esquece é portador de demência e nem toda demência é Alzheimer.

No entanto, a grande maioria, não apresenta uma doença primária da memória, ou seja, uma demência. Vários fatores podem influenciar na memória, como a visão, a audição, a atenção, a concentração, a motivação e o humor.
As queixas mais comuns de perda de memória em idosos podem ser explicadas pelo:
Envelhecimento normal, onde a memória não ocasiona prejuízo importante para o paciente, sem interferir com uma vida independente e autônoma.
O uso de alguns medicamentos, particularmente aqueles que atuam no sistema nervoso central como os tranquilizantes, os soníferos, antidepressivos e remédios para vertigem.
Algumas doenças clinicas como os distúrbios da tireoide, da paratireoide e diminuição da vitamina B12.
Doenças neurológicas como a doença de Parkinson e AVC.
Doenças psiquiátricas como a depressão e o transtorno crônico da ansiedade.
Então, o que diferencia uma perda de memória normal do envelhecimento de um quadro inicial de demência? É o déficit de memória e de outras áreas cognitivas suficientes o bastante para interferir na vida social ou laboral deste indivíduo, por exemplo, quando o idoso deixa de fazer alguma atividade, como cozinhar, por que não lembra mais como desempenhar aquela atividade.
A Liberté oferece os serviços de uma equipe multiprofissional especializada e habilitada para tratar pacientes com quadros demenciais em todos os seus níveis, assim como tecnologias assistivas que auxiliam na manutenção da independência deste idoso por um tempo prolongado, a partir de uma central de telemonitoramento 24 horas. Um exemplo disso, é um equipamento com o qual podemos identificar a localização do idoso, visto que muitos dos idosos com demência acabam se perdendo em pequenas caminhadas, não encontrando o caminho para casa, ou até mesmo não identificando a casa onde mora.
Para mais informações entre em contato através do telefone e whatsapp 55 9 9164 4242 ou pelas nossas redes sociais: Liberté Cuidado Idosos.
Comments