Autonomia durante o processo de envelhecimento
- Liberté
- 15 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
O envelhecimento traz consigo uma série de dificuldades. Mesmo assim, é possível viver uma velhice diferente, onde a autonomia e a independência possam estar preservadas.
O ato de postergar a vida não nos preparou para enfrentar as mazelas impostas pelo processo de envelhecimento. As alterações físicas, psíquicas e emocionais a que estamos sujeitos ao envelhecer acabam por limitar a nossa capacidade de executar, desde as mais elaboradas até as pequenas e simples tarefas do nosso cotidiano, como tomar banho e preparar nossa própria comida.

Portanto, precisamos encarar o envelhecimento não como algo a ser evitado, mas como um processo a ser planejado com bastante critério. Preservar a nossa capacidade funcional, ou seja, a capacidade de conduzir a nossa própria vida, decidindo, atuando e utilizando as habilidades que temos para desempenhar as atividades rotineiras, irá, sem dúvidas, permitir viver uma velhice mais satisfatória.
Mas como? O que fazer para nos manter ativos e independentes e, assim, poder desfrutar de uma velhice mais saudável?
A primeira coisa que devemos ter em mente é o entendimento e a aceitação de que envelhecer é algo do curso natural de qualquer ser vivo. Segundo, devemos modificar os nossos hábitos de vida para manter e melhorar a nossa saúde, sobretudo se já conhecemos algum distúrbio ou doença pré-existente. Afastar os vícios e, então, adotar uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente, realizar avaliações periódicas de saúde, envolver-se em atividades sociais, exercitar a memória e trabalhar a nossa espiritualidade trarão mais prazer e sentido à vida. Por fim, viver a vida de forma ativa, participativa e produtiva, aproveitando-a com serenidade, consciência e plenitude.
A Liberté também oferece serviços voltados para estas pessoas que querem planejar o seu envelhecimento, de forma autônoma e independente. Nossa equipe composta por fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, farmacêutico e educador físico especializados em gerontologia podem lhe ajudar neste processo e através de uma avaliação inicial podemos identificar quais são os profissionais necessários para o seu plano de cuidado.
Ainda contamos com tecnologias assistivas, voltadas para aqueles idosos que moram sozinhos ou passam parte do dia desacompanhados, permitindo assim que este idoso tenha maior segurança e liberdade no seu dia-a-dia.

Para mais informações entre em contato através do telefone e whatsapp 55 9 9164 4242 oup elas nossas redes sociais: Liberté Cuidado Idosos




Comentários