top of page
Buscar

Como as tecnologias podem contribuir no cuidado da pessoa idosa?

  • Liberté
  • 14 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Muitas vezes nos deparamos com histórias de pessoas idosas que ficaram horas tentando pedir ajuda, pois não conseguiam se levantar após uma queda ou não sabiam voltar para casa devido déficit de memória. Nem sempre os desfechos para essas situações são os que a gente deseja para nossos familiares e a partir disso nos perguntamos se nossos pais ou avós ainda são capazes de morar sozinhos?


Não há uma idade específica que determine quando uma pessoa idosa não pode mais morar sozinha, pois cada indivíduo envelhece de maneira única. Algumas pessoas conseguem viver de forma independente até uma idade avançada, enquanto outras podem precisar de assistência mais cedo devido a condições de saúde física ou mental.





Atualmente, as tecnologias assistivas estão ganhando cada vez mais espaço quando se pretende cuidar do seu familiar idoso mesmo não estando presente fisicamente. É possível contar com o auxílio de soluções que, por atuarem de forma passiva, não interferem nas atividades do dia a dia e não demandam que o usuário tenha habilidades com aparelhos aos quais não está acostumado.


Na Liberté trabalhamos com dispositivos inovadores e de baixo custo para o monitoramento de emergência pessoal, que são ótimas opções para manter a autonomia e garantir a segurança do seu familiar idoso. Os equipamentos possuem conexão com uma central de atendimento 24 horas, a qual é acionada pela pessoa idosa a partir de um botão em uma pulseira ou colar. A partir disso, a central irá fazer o contato imediato com ela por viva-voz e se necessário irá acionar os contatos de emergência. Além do telemonitoramento existem outras funções que estes aparelhos permitem, como sensores de quedas, dispensador de medicamentos, sensor de fumaça, localizador por GPS, entre outros.


E como saber qual o momento ideal para adquirir esse serviço? O processo de envelhecimento ocorre de forma gradual e progressiva, ou seja, mesmo que a pessoa idosa tenha uma boa saúde, ela vai apresentar déficits que são característicos do envelhecimento, como alterações de equilíbrio e da marcha, que favorecem as quedas, diminuição de força muscular, alterações de memória...essas alterações se tornam mais significativas com o avançar da idade. Portanto, por mais que a pessoa idosa seja independente no seu dia-a-dia, não está livre de cair, esquecer de tomar um medicamento ou até mesmo ficar desorientada. Sendo assim, as tecnologias assistivas são indicadas para todas as pessoas idosas, como forma de prevenção, para evitar que ela passe por alguma dessas situações já citadas e não tenha a assistência adequada.


A Liberté oferece diversas soluções inovadoras para o monitoramento de emergência pessoal com dispositivos fáceis de usar e conectados a uma central de atendimento 24h.

Para mais informações entre em contato através do telefone e whatsapp 55 9 9164 4242 oup elas nossas redes sociais: Liberté Cuidado Idosos


 
 
 

Comentários


bottom of page