Quedas: você sabe como evitá-las?
- Liberté
- 15 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, atualmente a sexta principal causa de morte em idosos são acidentes, na sua grande maioria causados por quedas. A cada ano, aproximadamente 30 a 40% dos idosos caem pelo menos uma vez, e as consequências negativas extrapolam o aspecto físico, sendo também psíquicas e sociais.

Indivíduos que caem de forma recorrente, além do risco de uma fratura mais grave como a de fêmur que acarreta alta mortalidade, podem sofrer também do medo de cair. O medo pode trazer uma espiral negativa que envolve imobilidade, atrofia muscular, isolamento social, solidão e até mesmo depressão.
Mas existem alguns cuidados simples, que podemos adotar no dia-a-dia, garantindo um ambiente seguro e minimizando o risco de quedas.
O ideal é que na casa das pessoas idosas evite-se o uso de tapetes, objetos pelo chão, ambientes com pouca luminosidade, pisos escorregadios e com muitos degraus. Sugere-se uma luz indireta à noite, entre o quarto do idoso e o banheiro, o uso de barras de apoio no banheiro e áreas de locomoção, degraus demarcados, e que os objetos de uso diário fiquem guardados em lugares de fácil acesso.
Pensando nisso, a Liberté oferece os serviços de uma equipe multiprofissional especializada e habilitada para trabalhar a prevenção de quedas em idosos, a partir de exercícios que estimulem o equilíbrio e aumentem a força muscular, análise de medicamentos que potencialmente aumentam o risco de quedas, sugestão de mudanças estruturais que tornem o ambiente domiciliar menos perigoso e outras recomendações de forma individualizada.

Afinal, mais importante do que tornar a casa segura para o idoso é preparar o idoso para sua casa. A Liberté também oferece dispositivos tecnológicos que auxiliam o idoso em situações de emergência, como em casos de quedas, a partir de uma central de telemonitoramento 24 horas.
Para mais informações entre em contato através do telefone e whatsapp 55 9 9164 4242 ou pelas nossas redes sociais: Liberté Cuidado Idosos.
Comments